Santa Beatriz da Silva

Nascida no ano de 1424, na cidade Portuguesa de Campo Maior, D. Beatriz de Menezes da Silva, foi uma formosa e nobre moça filha de um alcaide da vila onde nasceu. Descendente também dos condes de Ourém e Barcelos, Beatriz era relatada na época como uma jovem de beleza incontornável, e grande formusura.

Foi convidada por sua prima D. Isabel para ser sua dama na corte espanhola. Três anos passados desde a chegada de Beatriz à corte. Suas virtudes, que antes produziam admiração, agora eram causa de ciúme e comparações, aos quais a própria rainha Isabel não ficara imune. Por causa destes ciúmes instalados no coração de Isabel, esta trancou Beatriz dentro de um cofre, esperando que morre-se sufocada.

Ao faltarem as forças, Beatriz suplica a Maria Imaculada o seu auxilio, e eis que apareceu- lhe Nossa Senhora vestida de branco, com um manto azul, e tendo nos braços o Menino Jesus., dizendo "Filha, não morrerás. Fundarás uma grande ordem religiosa com o título da
Imaculada Conceição; suas filhas vestirão um hábito semelhante às minhas vestes e se dedicarão a servir a Deus, em união comigo".

 

Beatriz acabou por perdoar à rainha, que se arrependera, e retirou-se da Corte, ingressando num mosteiro em Toledo. Aí viveu monasticamente, sem contudo tomar as ordens sacras, preparando-se a ela mesma, e a um pequeno grupo de outras monjas, para ingressar na nova ordem que planeava fundar.

Não foi fácil criar a Ordem, mas com o apoio da rainha Isabel, a Católica, filha da rainha portuguesa D. Isabel, conseguiu enfim estabelecer a Ordem da Imaculada Conceição, trajando de azul e branco (as cores de Nossa Senhora da Conceição), destinado unicamente à contemplação. A bula Inter Universa, que autorizava a constituição das Concepcionistas, foi expedida enfim pelo Papa Inocêncio VIII em 1489.

 

Beatriz faleceu em Toledo três anos mais tarde. A Igreja Católica só a elevou aos altares já no século XX, quando o Papa Pio XI, em 28 de Julho de 1926, lhe reconhece o título de beata e aprova enfim o culto que já lhe era devido, desde há muito, pelos leigos. Por fim, em 3 de Outubro de 1976, o Papa Paulo VI canonizou-a, declarando-a santa. É celebrada no dia 1 de Setembro,  sendo particularmente reverenciada em Campo Maior, Portugal, e em Espanha, onde instituiu a sua obra e faleceu; só aí se situam mais de 90 conventos da Ordem Concepcionista, que conta com cerca de 120 casas monásticas espalhadas pela Europa e América Latina.

São Francisco de Assis

São Francisco de Assis, de seu nome Giovanni di Pietro di Bernardone, nasceu a 5 de Julho de 1182 na italiana cidade de Assis. Após uma juventude bastante irrequieta e material, passou a viver na pobreza, fundando a ordem dos Frades Menores, conhecidos normalmente como Franciscanos, que nesta altura renovaram de forma total o Catolicismo. Ao contrário dos religiosos do seu tempo, que ficavam fechados em mosteiros, São Francisco ganhou um hábito de pregação itinerante. É considerado por muita gente como a maior figura do Cristianismo desde Jesus.

 

Um dos seus legados ao mundo, foi a conhecida e celebre Oração de São Francisco:

 

Senhor,

Fazei de mim um instrumento da vossa Paz. Onde houver ódio, que eu leve o Amor. Onde houver ofensa, que eu leve o Perdão. Onde houver dúvida, que eu leve a Fé. Onde houver erro, que eu leve a Verdade.

Onde houver desespero, que eu leve a Esperança.

Onde houver tristeza, que eu leve a Alegria. Onde houver trevas, que eu leve a luz. Ó Mestre,

Fazei que eu procure mais:

Consolar que ser consolado

Compreender que ser compreendido amar que ser amado.

Pois é dando que se recebe,

É perdoando que se é perdoado

E é morrendo que se vive para a Vida eterna.

São Maximiliano Kolbe

São Maximiliano Maria Kolbe, foi um frade menor conventual nascido a 8 de Janeiro de 1894 na Polónia, voluntário para morrer de fome no lugar de um pai de familía no campo de concentração Nazi de Auschwitz a 14 de Agosto de 1941. É por isso um santo mártir do século XX. Canonizado a 10 de Outubro de 1982 por João Paulo II, o próprio papa o considera “Santo do nosso século difícil”

Santa Clara de Assis

Santa Clara, nascida em Assis a 16 de Julho de 1193, fundou o ramo feminino da ordem franciscana, a chamada Ordem de Santa Clara, ou conhecida como Ordem das Clarissas.

Com origem numa família nobre, dotada de uma beleza formidável, destacou-se pela caridade e respeito pelos pequenos, e por isso foi tomada pela irresistível tendência religiosa de seguir São Francisco

Padroeiros